24 Horas de Le Mans – Curiosidades

Quando eu disse no último post que não sabia nada sobre Le Mans, resolvi procurar, fui direto ao blog do cara que sei que acompanha tudo, Rodrigo Mattar, do Blog “A Mil por Hora”.

Por isso, tomo a liberdade de utilizar o Texto que ele publicou por lá, relatando algumas curiosidades sobre a 79ª Edição das 24 Horas de Le Mans:

*São 56 carros inscritos: dezessete na classe LMP1, onze na divisão LMP2, dezoito na LMGTE-Pro e dez na LMGTE-Am.

*Temos 13 construtores: Audi, Oreca, Peugeot, Lola, Pescarolo, Zytek, Aston Martin, HPD (Honda), Norma, BMW, Porsche, Corvette e Ferrari.

*A Aston Martin entra na disputa com três motores diferentes: o novo “seis em linha” turbo 2 litros para o protótipo AMR-ONE; o V12 6 litros do protótipo Aston Martin Lola DBR1-2 e o motor 4,5 litros V8 do Aston Martin Vantage.

*Dos 168 pilotos confirmados, duas são mulheres: a belga Vanina Ickx e a estreante estadunidense Andrea Robertson.

*Por sinal, Andrea Robertson é a 53ª mulher a correr em Le Mans em toda a história de 79 edições da prova.

*O número de pilotos que disputarão a corrida pela primeira vez é de 37.

*De todos os 168 pilotos, o mais veterano de todos é o holandês Jan Lammers. Ex-piloto de Fórmula 1 e vencedor das 24 Horas em 1988, ele vai para a sua 22ª participação.

*Horst Felbermayr Sr. é o piloto mais velho de todos. Ele tem 65 anos. Tracy Krohn, o segundo mais idoso do grid, tem 56 anos de idade. Jacques Nicolet e Jan Lammers têm 55.

*No lado oposto, Andrea Barlesi é o mais jovem dos pilotos inscritos. Apenas 19 anos de idade. O francês Olivier Lombard tem 20. Dominik Kraihammer, da Áustria, tem 21. Os três correm em Le Mans pela primeira vez.

*Entre todos, somente 10 venceram as 24 Horas de Le Mans: Mike Rockenfeller, Romain Dumas, Timo Bernhard, Dindo Capello, Allan McNish, Tom Kristensen, Alexander Wurz, Marc Gené, Jan Lammers e Stéphane Ortelli.

*Tom Kristensen, da Dinamarca é o recordista absoluto de vitórias em Le Mans: oito no total.

*O grid deste ano terá 19 pilotos que já passaram pela Fórmula 1: Allan McNish, Jan Lammers, Alexander Wurz, Marc Gené, Anthony Davidson, Stéphane Sarrazin, Franck Montagny, Sébastien Bourdais, Pedro Lamy, Olivier Panis, Jean-Christophe Boullion, Tiago Monteiro, Bas Leinders, Christian Klien, Shinji Nakano, Giancarlo Fisichella, Gianmaria Bruni, Olivier Beretta e Jan Magnussen. Ao contrário de outros anos, não há nenhum campeão mundial da categoria máxima entre os inscritos. E só dois ganharam corridas: Panis e Fisichella.

*22 é o total de países representados na 79ª edição das 24 Horas de Le Mans. A França, para nenhuma surpresa, tem 50 pilotos inscritos, contra 28 da Grã-Bretanha e 17 da Alemanha. O Brasil comparece com três pilotos.

*Até hoje, o Brasil teve 23 pilotos em Le Mans, correndo ou não. O melhor resultado individual é um 2º lugar: José Carlos Pace em 1973 e Raul Boesel em 1991. Houve outro pódio, com Ricardo Zonta, 3º colocado em 2008.

*Thomas Erdos é o brasileiro com o maior número de participações: ele chega a 12 neste ano.

*Mais Erdos: ele foi o primeiro brasileiro campeão nas 24 Horas de Le Mans numa subcategoria. Venceu na classe LMP2, duas vezes. Em 2005 e 2006. O paranaense Jaime Melo repetiu o feito de Erdos em 2008 e 2009, mas na classe LMGT2.

*405 km/h é a maior velocidade de ponta já aferida em Le Mans. Cortesia do WM-Secateva com motor Peugeot 2,8 litros turbo nas 24 Horas de Le Mans de 1988, com Roger Dorchy.

*250.000 é a estimativa de público da edição 2011 das 24 Horas de Le Mans.

*5.410,713 km foi a distância percorrida pelos vencedores de 2010, Timo Bernhard/Romain Dumas/Mike Rockenfeller, recorde absoluto da história da prova.

*397 voltas foram completadas pelo trio vencedor da prova no ano passado.

*225,228 km/h é a nova média horária recorde da prova, cortesia da trinca Dumas/Bernhard/Rockenfeller.

*251,815 km/h é a média horária recorde da volta em prova, alcançada pelo alemão Hans-Joachim Stuck num Porsche 962C em 1985, ano em que a reta Mulsanne ainda não tinha chicanes.

*3’18″513, este foi o tempo de Stéphane Sarrazin para a pole position das 24 Horas de Le Mans em 2008. Recorde da pista na atual configuração com chicanes na reta Mulsanne.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s