Salão do Automóvel (17) – 14ª Edição – 1986

A ausência das montadoras grandes e uma ampla mostra de carros estrangeiros foram uma das características do 14° Salão do Automóvel, realizado entre 3 e 12 de outubro de 1986, que contou apenas com o patrocínio da Abipeças e do Sindipeças, sempre conscientes da importância da mostra. A ANFAVEA, associação das montadoras, considerou que a conjuntura econômica inviabilizava a participação. E, mais uma vez, foram os fabricantes de autopeças que faturaram: os 200 compradores estrangeiros que visitaram o Salão fecharam negócios da ordem de US$ 24 milhões.


Ferrari 328

Para os 400 mil visitantes, as grandes atrações foram os 59 carros estrangeiros do ano, importados por Caio de Alcantara Machado, com um investimento de US$ 1,25 milhão, que mostraram ao grande público os avanços tecnológicos da indústria automobilística de países como EUA, Grã Bretanha, Itália, França, Alemanha, Japão e Coréia do Sul. Entre eles, estavam a Ferrari 328, BMW 735 e o Porche 911. As novidades nacionais foram vistas em estandes de autopeças (exibindo os avanços introduzidos), com destaque para o protótipo do Cena (Carro Econômico Nacional) da Gurgel, anunciando fazer 25 km com um litro de gasolina.

Anúncios

2 comentários em “Salão do Automóvel (17) – 14ª Edição – 1986

  1. Deve ser lembrado que o sucesso do Salão de 1986, se deve também aos pequenos fabricantes nacionais de veículos especiais, que não mediram esforços financeiros para a sua realização.
    Falo com segurança, pois na época eu era Gerente da Mari Auto S/A e fabricávamos o Buggy Cheda e a pedido do Caio de Alcântara Machado desenvolvemos um carro especialmente para o Salão… o Cheda Endurance em tempo recorde de 90 dias. Minha equipe trabalhou com muita garra e o Presidente Jose Sarney inaugurando o Salão e nos ainda descarregando o caminhão…rsrsrsrs…
    Passamos ao lado dele e comitiva empurrando o Endurance…não tenho como esquecer esses fatos, bem como meus colegas pequenos fabricantes, tais como BRM, L`Automobili, Gurgel, Hoffestetessr, Cross Way, Miura e etc.

  2. Não consigo imaginar uma epoca em que o salão não era um sucesso…se não era, as coisas iam mal mesmo…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s