Salão do Automóvel (16) – 13ª Edição – 1984

O 13° Salão do Automóvel, realizado entre 9 e 18 de setembro de1984, comemorava 25 anos de realização dos Salões do Automóvel e o 15° milionésimo veículo produzido no Brasil, passou para a história como o “Salão do Otimismo”.
Perante a falta de entusiasmo das grandes montadoras, o evento foi montado a reboque do 1° Salão Nacional de Autopeças e do 1° Encontro Nacional de Autopeças (realizado no Palácio de Convenções do Parque Anhembi, para os distribuidores e lojistas), organizados pela Abipeças – Associação Brasileira dos Fabricantes de Autopeças e Sindipeças – Sindicato Nacional da Indústria de Componentes para Veículos Automotores, animados com os bons negócios realizados em eventos passados.


VW Santana Tecno II

De fato, dos 320 expositores presentes, metade eram fabricantes de autopeças — cujas vendas haviam crescido 14% sobre o ano anterior e as exportações 31%. Mais de 500 compradores estrangeiros visitaram o setor de autopeças que fechou, no Salão, negócios da ordem de US$ 23 milhões (principalmente com empresas dos EUA, Itália e Argentina). No setor das montadoras fizeram muito sucesso, junto aos 700 mil visitantes, os “carros mundiais” da Fiat, Ford, GM e Volkswagen, além dos carros do futuro: Citation IV e Lean Machine da GM, Probe IV da Ford e Auto 2000 da VW. As montadoras mostraram ainda seus novos modelos nacionais, como o VW Santana Tecno II, com tração nas quatro rodas, freios antiblocantes, injeção eletrônica e microprocessadores no controle do combustível; e a linha Uno da Fiat. Pela primeira vez, a Gurgel passou a expor na área das montadoras grandes, lançando os utilitários Carajá e Van MC-1000.

Anúncios

2 comentários em “Salão do Automóvel (16) – 13ª Edição – 1984

  1. Eu acredito que se esse Santana tivesse saido para venda, teria vendido bem, mas seria rarissimo ver hoje em dia…otimo registro.
    Abraços.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s